Page_1[1].JPG
Page_1[1].JPG

press to zoom
Page_1[1]_-_Cópia.JPG
Page_1[1]_-_Cópia.JPG

press to zoom
Page_1[1].JPG
Page_1[1].JPG

press to zoom
1/2

Destaques 

card instagram.jpg
unnamed.png

Ciclo de Seminários "Impactos e desafios de pesquisa durante a pandemia de Covid-19"

Entre os dias 26/8 e 4/9, acontecerá um ciclo de seminários intitulado "Impactos e desafios de pesquisa durante a pandemia de Covid-19", realizado pelo GEAC. Serão 5 sessões on-line, transmitidas a partir do Facebook e do canal do GEAC no YouTube. A programação completa pode ser conferida neste link, e os endereços para as transmissões podem ser encontrados aqui.

Material didático: "Antropologia da Cidade: Modos de Fazer"

Acabam de ser publicados cinco fascículos do material didático desenvolvido por Bianca Chizzolini, Flavia de Faria, Gabriela Leal e Maurício Alcântara, membros do GEAC. Confira!

Lançamento: Práticas, Conflitos, Espaços

Na sexta-feira, 17/5, haverá o lançamento da coletânea de pesquisas em Antropologia da Cidade organizada por Heitor Frúgoli Jr., Enrico Spaggiari e Guilhermo Aderaldo na Tapera Taperá. Mais detalhes na imagem ao lado.

Critical Heritage Studies

Simone Toji e Heitor Frúgoli Jr. (colaboradora e coordenador do GEAC) estiveram no Congresso da Association of Critical Heritage Studies em Hangzhou, China. Clique aqui para mais detalhes.

Curso "Antropologia da Cidade: Modos de Fazer"

Estão abertas as inscrições para o curso de atualização “Antropologia da Cidade: Modos de Fazer”, que ocorrerá entre 12/9 e 14/11, e será ministrado por pesquisadores do GEAC. Trata-se de um curso introdutório com ênfase na pesquisa etnográfica, e é voltado a graduados de qualquer área. Clique aqui para mais detalhes.

"A multiplicidade de caminhos na vida urbana"

Acaba de ser publicada a entrevista com Ruth Finnegan, realizada por Heitor Frúgoli Jr., no número mais recente da Revista de Antropologia - editada pelo Departamento de Antropologia da FFLCH-USP. Confira.

42° Encontro Anual da ANPOCS

Foi prorrogado até 16/4 o período para inscrição de resumos no GT34 - 'Urbanidades possíveis nos múltiplos usos da rua' (coordenação de Cristina Patriota Moura e Heitor Frúgoli Jr.), a ocorrer no 42° Encontro Anual da ANPOCS (Caxambu, 22 a 26/10/18). Confira.

Uso do Google Street View na análise da Cracolândia

A Agência Universitária de Notícias (USP) publicou uma matéria sobre o artigo dos pesquisadores do GEAC Heitor Frúgoli Jr. e Bianca Chizzolini, publicado na Revista GIS. Confira!

Encontro com Ane Line Dalsgaard

No dia 24 de novembro, o GEAC recebeu Ane Line Dalsgaard, docente da Aarhus University (Dinamarca), com a palestra "Time Will Tell: Temporalities of debt in an urban neighbourhood in Northeast in Brazil”, a partir de experiências de campo na região metropolitana de Recife.

  

Palestra com Geoffrey Pleyers

Na quarta-feira, 22 de novembro, ocorreu a conferência "De Occupy a Trump, do Fórum Social Mundial a Temer: Um balanço pessoal e crítico da sociologia dos movimentos sociais", com Geoffrey Pleyers (Université de Louvain, Research Committee 47 "Social Movements", International Sociological Association). O encontro foi realizado em parceria entre o CENEDIC (Departamento de Sociologia/USP) e o GEAC (PPGAS/USP).

Seminários GEAC

Dia 13 de novembro ocorreu o seminário "Guias da periferia: controle e instrumentalização da arte urbana nos bairros racializados de Lisboa", com apresentação de Otávio Raposo (CIES-IUL) e comentários de Gabriela Leal (GEAC).

Anpocs 2017

Entre os dias 24 e 26 de outubro, durante o 41o Encontro Anual da Anpocs em Caxambu (MG), ocorreu o GT "Urbanidades possíveis nos múltiplos usos da rua", coordenado por Heitor Frúgoli Jr. e Cristina Patriota de Moura. Confira os papéis apresentados no site da Anpocs.

I Seminário Internacional do ICHF (UFF)

De 30/10 a 1/11, ocorreu o I Seminário Internacional do ICHF da Universidade Federal Fluminense. No evento, Heitor Frúgoli Jr. participou da mesa "Práticas e Narrativas nas Cidades Contemporâneas", juntamente com Graça Cordeiro e Laura Cavalcanti. Otávio Raposo, colaborador do GEAC, participou da mesa "Urbanidade e Juventudes: Arte, Música e Religião", com Ricardo Bento, Wania Amelia Mesquisa e Christina Vital. Para mais informações, clique aqui.

100 Anos do Derby Paulista: A cidade de Corinthians e Palmeiras

No dia 19/10, foi realizado o encontro “100 Anos do Derby Paulista: A Cidade de Corinthians e Palmeiras”, em que foram discutidas as relações entre os clubes, torcidas e a cidade de São Paulo. O evento contou com a participação de Plínio Labriola Negreiros, José Renato de Campos Araújo, Alfredo Oscar Salum e Mariana Mandelli (pesquisadora do GEAC), com mediação de Enrico Spaggiari (pesquisador do GEAC).

Evento na UFBA

Em 11 de outubro, Heitor Frúgoli Jr. participou da mesa redonda "Patrimônio cultural e conflitos urbanos: experiências recentes em São Paulo e Salvador", na Universidade Federal da Bahia. O evento contou também com a participação de John Collins (Antropologia Social-CUNY-NY) e Glória Figueiredo (Arquitetura-UFBA).

Mesa redonda "Direito à Cidade"

Em 27 de setembro, Heitor Frúgoli Jr. participou da mesa redonda "Direito à Cidade", na XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp de Araraquara. Também participaram da mesa Michelangelo Giampaoli, José Carlos Mota e Rafael Orsi.

Atividade na PUC Peru (Lima)

Entre 4 e 8 de setembro, José Guilherme Magnani e Heitor Frúgoli Jr. participaram do Seminário Internacional “La ciudad desde la antropología”, na PUC do Peru (Lima), no qual proferiram palestras e participaram de várias atividades.

Encontro no Sesc Itaquera

No dia 2 de setembro, Heitor Frúgoli Jr. participará do bate-papo de abertura do evento "Primaveras Periféricas: Florescer nas Margens", no Sesc Itaquera. O encontro também contará com a participação de Sérgio Vaz, e terá mediação de Márcio Macedo. Confira aqui mais detalhes.

Matéria na revista da Fapesp

A edição de agosto de 2017 da Revista Pesquisa traz uma matéria sobre o livro "Reinventando a cidade – Uma etnografia das lutas simbólicas entre coletivos culturais videoativistas nas 'periferias' de São Paulo", de Guilhermo Aderaldo, pesquisador do GEAC. Confira.

Encontro no CPF (Sesc-SP)

No dia 22 de agosto, Heitor Frúgoli Jr. abriu o ciclo de palestras "Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Festas e Festivais de Rua em São Paulo", no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP. No encontro, foram debatidas as aproximações entre recentes ocupações do espaço público por manifestações políticas, movimentos ativistas e diferentes formas de apropriação do espaço para o lazer. Confira aqui mais informações sobre o evento.

 

Produção cultural das periferias urbanas

Em 14/8, ocorreu o lançamento do livro “Vozes à margem: periferias, estética e política”, organizado por Giordano Barbin Bertelli e Gabriel Feltran. A obra reúne artigos de pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole sobre a produção cultural das periferias urbanas brasileiras, e conta com artigo de Guilhermo Aderaldo, do GEAC. Saiba mais.

Publicação de artigo

O artigo “Relações entre a etnografia face a face e imagens do Google Street View: uma pesquisa sobre usuários de crack nas ruas do centro de S. Paulo”, de Heitor Frúgoli Jr. e Bianca Barbosa Chizzolini, foi publicado no volume 2 da revista GIS (Gesto, Imagem e Som), da USP. Confira aqui.

Entrevista sobre a Virada Cultural

Em entrevista ao Nexo, Heitor Frúgoli Jr. fala sobre as relações entre a Virada Cultural e formas de se vivenciar a cidade e os espaços públicos. Confira aqui.

II Taller de Investigación Urbana

Nos dias 25 e 26 de maio, ocorrerá a II edição do Taller de Investigación Urbana -  organizado em parceria entre a USP e a PUC do Peru, com apresentações de pesquisadores de ambos os países e comentários de docentes de ambas as instituições. Em São Paulo, os encontros ocorrerão na sala 26-A do prédio de Ciências Sociais e Filosofia. Para mais detalhes, clique aqui.

Brazil Week 2017 - Leiden

Heitor Frúgoli Jr. apresentou trabalho sobre ativismos e movimentos sociais na Brazil Week 2017 (Universidade de Leiden). Para mais detalhes sobre o evento, clique aqui. Para conferir a repercussão, clique aqui.

Nota de Repúdio

 Confira aqui a nota de repúdio à redução das representações das universidades no CONDEPHAAT, assinada pelo Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia.

Menção honrosa: Etapa Internacional do 24o SIICUSP

 Julia Daher Marques, pesquisadora do GEAC, obteve menção honrosa na Etapa Internacional do 24o Siicusp (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) com sua pesquisa “Traçando o caminho das pedras: o fazer cidade dos beneficiários dos programas De Braços Abertos e Recomeço”.

Palestra com Jessica Sklair

 No dia 16/11, o GEAC recebeu a palestra "Etnografia crítica entre elites: desafios e possibilidades", com Jessica Sklair, autora de 'A filantropia paulistana' (Ed. Humanitas), doutoranda no Goldsmiths College (University of London), mestre em Antropologia Social pelo PPGAS-USP e colaboradora do GEAC.

Seminário sobre população em situação de rua
No dia 21 de novembro, o Central de Estudos da Metrópole realizou um seminário com a participação de Heitor Frúgoli Jr. (GEAC) entre os debatedores. No encontro, ocorreu o lançamento do livro “Novas faces da vida nas ruas”, organizado por Taniele Rui, Mariana Martinez e Gabriel Feltran. Para mais detalhes, clique aqui.

Encontro "Comunicação, Espaço Público e Cultura"

 Ocorreu nos dias 23 e 24/111 o encontro "Comunicação, Espaço Público e Cultura", no Centro Cultural São Paulo. O evento contou com a participação de Maurício Alcântara, integrante do GEAC, que apresentou aspectos de sua pesquisa sobre os usos espontâneos do espaço pelos frequentadores da instituição.

Curso: "Antropologia da Cidade: Ativismos, Táticas, Insurgências"

 No dia 10/11, o GEAC recebeu Ana Carolina Nunes (do coletivo SampaPé), Márcio Black (do coletivo Sistema Negro), Talita Noguchi (do Las Magrelas) e Wellington Neri (do coletivo Imargem) para um debate sobre ativismos urbanos, atividade integrante do curso de atualização “Antropologia da cidade: ativismos, táticas, insurgências”, promovido entre 15/9 e 17/11 pelo GEAC.

Participação em coletânea
Natália Fazzioni, integrante do GEAC, escreveu um capítulo na coletânea 'Vida social e política nas favelas: pesquisas de campo no Complexo do Alemão' (IPEA). Acesso ao pdf do livro aqui.

Dossiê na revista Brésil(s)

 Acaba de ser publicado na revista Brésil(s) um dossiê intitulado "Ce que l'anthropologie doit au Brésil: terrains et théories, organizado por Michel Agier e Heitor Frúgoli Jr., com a participação de Dominique T. Gallois, Adriana Q. Testa, Augusto Ventura, Leonardo V. Braga; Andreas Hofbauer; Antonio R. Barbosa; Isadora L. França, Regina Facchini, Bibia Gregori; Maria Laura V. C. Cavalcanti; Ronaldo de Almeida. A revista é dedicada a estudos sobre o Brasil, e é editada pelo Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC-Mondes Américains/EHESS). Clique aqui para acessar.


 

Moving Cities

 Daniel Caldeira e Heitor Frúgoli Jr., integrantes do GEAC, participaram do Congresso da European Sociological Association na Cracóvia, Polônia (29/6-1/7). Ver detalhes aqui.
 

Multi-sited and digital fieldwork

Um paper de Bianca Chizzolini e Heitor Frúgoli Jr., integrantes do GEAC, foi apresentado na Association of Social Anthropologists of the UK and Commonwealth Annual Conference (4-7/julho, Durham, Inglaterra). Detalhes aqui.

Condephaat

A Catedral e Praça da Sé foram tombadas em 20 de junho pelo Condephaat, cujo conselheiro relator foi Heitor Frúgoli Jr. Ver detalhes aqui.

Espaços Públicos

Heitor Frúgoli Jr. concedeu entrevista à matéria 'Use a cidade' (Tab-Uol). Confira.

 

 

GEDC0537.JPG

GEDC0537.JPG

passeio cocaia 8.jpg

passeio cocaia 8.jpg

Grajaú site.jpg

Grajaú site.jpg

luz4.jpg

luz4.jpg

luz3.jpg

luz3.jpg

luz6.jpg

luz6.jpg

GEDC0543.JPG

GEDC0543.JPG

GEDC0467.JPG

GEDC0467.JPG

GEDC0309.JPG

GEDC0309.JPG

luz7.jpg

luz7.jpg

Geacsalasp2.jpg

Geacsalasp2.jpg

luz19.jpg

luz19.jpg

luz11.jpg

luz11.jpg