top of page
 
Pesquisadores
 
 
Doutores e Pós-doutorandos
 
 
Guilhermo André Aderaldo
Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP, mestrado em Antropologia Social pela UNICAMP  e doutorado pelo PPGAS-USP, cuja tese se intitulou "Reinventando a 'cidade': disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de 'coletivos culturais' em São Paulo". Realizou estágio sanduiche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (Paris), sob supervisão do Prof. Michel Agier. Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo" e atualmente é pós-doutorando do PPGAS-USP. O pesquisador atua principalmente nos campos da antropologia da política e da antropologia da cidade.
 
Lattes
 
 
Enrico Spaggiari
Possui graduação em Ciências Sociais pela USP. Mestre (cuja dissertação foi publicada na Série Acadêmica Premiada da FFLCH-USP) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS-USP, cuja tese se intitulou: "Família joga bola. Constituição de jovens futebolistas na várzea paulistana". É também membro do LUDENS-USP (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). É um dos editores do site Ludopédio. Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo". Tem experiência na área de antropologia Urbana e antropologia do esporte, com atuação principalmente nos seguintes temas: esporte, juventude, futebol, periferias e cidade.
 
Lattes

 

 
 
Doutorando
 
Daniel Ávila Caldeira
 
Possui graduação em Economia na Unicamp, mestrado em Planejamento Urbano e Regional (FAU-USP) - cuja dissertação intitulou-se 'Largo da Batata: transformações e resistências' - e é doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS-USP, cujo projeto se intitula "Novo ativismo urbano em São Paulo".
 
Lattes
 
Flavia de Faria
Graduada em filosofia pela PUC-SP e mestre em Ciências Sociais, especialidade "Sociedades contemporâneas: questões éticas, políticas e sociais" pela Sorbonne - Paris V. Doutoranda em Sociologia pela Ecole des hautes études en sciences sociales (IIAC/CNRS), sob supervisão de Pierre-Antoine Chardel, e pelo regime de cotutela de tese em Antropologia Social na Universidade de São Paulo, sob supervisão de Heitor Frúgoli Jr. O tema de sua pesquisa é o processo de subjetivação e de mobilização de atores sociais envolvidos em iniciativas cidadãs de transformação política e de democracia participativa. Coordenadora do RT21 da Associação Francesa de Sociologia; e do Atelier de doutorandos do IIAC, na EHESS. 
 
 
Mestres e mestrandos
 
Julio Cesar Talhari
Possui graduação em Ciências Sociais pela USP e mestrado em Antropologia Social (com bolsa da FAPESP), cujo título da dissertação foi "Cultura e sociabilidade no museu de arte: etnografia dos visitantes da Pinacoteca do Estado". Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo", com bolsa de iniciação científica (CNPq). Atua principalmente nas seguintes áreas: antropologia urbana, antropologia do consumo, antropologia da arte e sociologia da cultura.
 
Lattes

Gabriela Pereira de Oliveira Leal

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS-USP), com dissertação intitulada "Cidade: modos de ler, usar e se apropriar - Uma etnografia das práticas de graffiti de São Paulo", pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Heitor Frúgoli Jr. e realizada com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. É colaboradora do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC-USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Possui bacharelado em Ciências Sociais (FFLCH-USP) e pós-graduação lato sensu em Teorias e Práticas da Comunicação (Fundação Cásper Líbero).

Lattes

Mariana Carolina Mandelli

Possui graduação em Ciências Sociais pela USP e graduação em Jornalismo pela Unesp (com bolsa de iniciação científica da Fapesp), cujo projeto de mestrado se intitula "Allianz Parque, Parque Antarctica ou Palestra Itália: etnografia dos efeitos de atualização dos estádios na Sociedade Esportiva Palmeiras".

 
Lattes
Maurício Fernandes de Alcântara
Possui graduação em Ciências Sociais pela USP, graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, e especialização em Comunicação e Pós-Modernidade pela PUC-SP. Seu projeto de mestrado intitula-se "Hipsters em São Paulo: trabalho, consumo e produção da cidade".
 
Lattes
 
 
Graduandos
 
 
Alice Maria Gianini Buratto
Possui graduação em Ciências Sociais (USP). Foi bolsista PET e de iniciação científica (CNPq), com interesse na confluência entre produção artística, performance e vida urbana.
 
Lattes
 
 

 

Eduardo Rumenig de Souza
Aluno de graduação de Ciências Sociais (USP), com mestrado em Educação Física (USP). Seu projeto de iniciação científica (sem bolsa) se intitulou "Tensões nas formulações de políticas públicas acerca dos usuários de crack em São Paulo". 
 
Lattes
 
 
Júlia Daher Marques
Aluna de graduação de Ciências Sociais (USP), fez iniciação científica (com bolsa da Fapesp), cujo projeto de pesquisa se intitulou "Políticas públicas na Luz: percepções dos usuários acerca dos programas 'Braços Abertos' e 'Recomeço'".
 
Lattes

 

Lucas Pinheiro Gariani

Aluno de graduação em Ciências Sociais (USP), fez iniciação científica sem bolsa, cujo projeto se intitulou "Entre patrimônio e cidade: conflitos e mediações na produção do Canteiro Aberto Vila Itororó".

 

Lattes

 

 

Pesquisadores Colaboradores
Otávio Raposo
Licenciado em Sociologia (Universidade Nova de Lisboa), com mestrado em Antropologia Urbana (Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com a Universidade Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha)) e doutorado em Antropologia (ISCTE-IUL), faz atualmente pós-doutorado no CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-IUL), com co-supervisão de Heitor Frúgoli Jr. Dirigiu o documentário Nu Bai - O rap negro de Lisboa (2010) e 'A Galera' (2015).
 
Lattes
 
Jessica Sklair
Formada pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), é mestre em Antropologia Social pelo PPGAS-USP (com a dissertação indicada pelo programa para o prêmio ANPOCS), atualmente doutoranda do Departamento de Antropologia do Goldsmiths College, Universidade de Londres. Participou de pesquisa de campo em Lisboa com Heitor Frúgoli Jr. e é autora de A filantropia paulistana: ações sociais em uma cidade segregada (S. Paulo, Humanitas/Fapesp, 2010).
 
Mariana Cavalcanti
Graduada em Comunicação Social (habilitação em jornalismo) e mestrado em Comunicação e Cultura, ambos pela Escola de Comunicação da UFRJ, é doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago. Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV-RJ). Tem experiência em antropologia urbana, com atuação nos seguintes campos: cidade, favelas, urbanismo, moradia, memória e Rio de Janeiro.
 
Lattes

Bruno Puccinelli
Possui graduação em Ciências Sociais (USP), mestrado em Ciências Sociais (UNIFESP) e doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP. Produz investigações acerca de temas como relações de poder e diferença em congruência com gênero e sexualidade no contexto urbano. Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, S&atilde ;o Paulo", com bolsa de iniciação científica (CNPq).
 
Lattes
 
Bianca Barbosa Chizzolini
Graduação em Ciências Sociais pela USP e mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS-USP (com dissertação indicada pelo PPGAS-USP para o prêmio ANPOCS). Realizou intercâmbio universitário pela Universidade de Paris X Nanterre. Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo". Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia urbana, uso dos espaços, práticas espaciais e centro de São Paulo.
 
Lattes
 
Laís Silveira
Graduada em Ciências Sociais pela USP e mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS-USP, cujo título da dissertação foi "Política e território: etnografia das práticas políticas dos membros de uma associação de moradores no Grajaú". Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo". Atua nas seguintes áreas: antropologia urbana, práticas políticas coletivas e política participativa.
 
Lattes
 

Thaís Troncon Rosa

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1999), com mestrado em História pela Unicamp e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com estágio-sanduíche pela Universidad de Sevilla. Tem experiência nas áreas de arquitetura e urbanismo e história urbana, com atuação nos seguintes campos: políticas urbanas e habitacionais, planejamento urbano, periferias urbanas, urbanização de favelas, habitação de interesse social.

 

Lattes
 
Mariane Pisani
Graduada em Ciências Sociais pela UFSC, com mestrado em Antropologia Social na mesma universidade e doutorado em andamento no PPGAS-USP. Tem experiência na área da antropologia das práticas esportivas, e seu atual projeto se intitula "Futebol feminino da periferia ao centro: formação e profissionalização de jogadoras de futebol na cidade de São Paulo". 
 
Lattes
 
 
Juliana Blasi Cunha
Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado em Antropologia pelo PPGA-UFF e doutorado pelo PPGAS-USP (com bolsa da FAPESP). Atualmente é professora assistente temporária da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de antropologia urbana, com atuação nos seguintes campos: favela, políticas públicas, conflitos, organização sócio-espacial e participação popular.
 
Lattes

 

 
Natália Helou Fazzioni
Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS-USP (2012) e graduada em Ciências Sociais pela UNICAMP (2009). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, em que investiga relações entre saúde, sofrimento, violência e pobreza. Possui experiência nas áreas de antropologia e sociologia urbanas.
 
Lattes
 
Márcio José de Macedo
Graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia (ambos pela USP), é Master of Arts e atualmente doutorando em sociologia pela New School for Social Research (New York).
 
Lattes
 
Simone Toji
Graduada em Ciências Sociais (USP) e mestre em Antropologia e Sociologia (IFCS/UFRJ), atualmente é doutoranda do Departamento de Antropologia Social da Universidade de St. Andrews.
 
Lattes
 
 
Ana Catarina Morawska Viana
Graduada em Ciências Sociais e Direito, é doutora em Antropologia Social (PPGAS-USP), com estágio doutoral na School of Oriental and African Studies (Universidade de Londres). Atualmente é docente do PPGAS-UFSCar.
 
Lattes
 
Taniele Rui 
Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Antropologia Social (todos pela UNICAMP), com estágio doutoral no ICS-Universidade de Lisboa e prêmio CAPES (melhor tese de doutorado de 2013), é atualmente professora colaboradora na UNICAMP e professora convidada na FESP-SP.
 
Lattes
 
Giancarlo Marques Carraro Machado
Graduado em Ciências Sociais (UNIMONTES-MG), é mestre e doutorando pelo PPGAS-USP. Também integra o Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). É autor de De carrinho pela cidade: a prática do skate em S. Paulo (S. Paulo, Intermeios/Fapesp, 2014).
 
Lattes
 
 
Mayâ Martins Correia
 
Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e com mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS-USP, cujo título da dissertação foi "Entre portos imaginados: construções urbanísticas pensadas a partir do projeto Porto Maravilha, cidade do Rio de Janeiro". Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na UFF. Atua nas áreas de antropologia urbana, arquitetura e direito urbanístico.
 
Lattes
 
 
Weslei Estradiote Rodrigues
Graduado em Ciências Sociais pela USP e com mestrado em Antropologia Social (pelo PPGAS-USP), cujo título da dissertação foi "'Meu Portugal é a aldeia': etnografia de uma dinâmica de circulação migratória e práticas transnacionais". Participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo". Atua nas áreas de antropologia urbana e antropologia dos movimentos migratórios.
 
Lattes
 

Isadora Zuza da Fonseca

Possui graduação em Ciências Sociais pela USP e é atualmente mestranda do PPGAS da UFSC. Fez pesquisa de iniciação científica sobre moradores do Parque do Gato e Olarias (São Paulo) e participou da pesquisa que resultou no "Dossiê Luz, São Paulo". Atua nas seguintes áreas: antropologia urbana, antropologia da saúde, movimentos populares, redução de danos.

 

Lattes
Gabriel Moreira Monteiro Bocchi
Possui graduação em Ciências Sociais (UNESP de Marília) e mestrado no PPGAS-USP (com bolsa da CAPES). Foi membro bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e bolsista da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UNESP), com pesquisas nas confluências entre antropologia do esporte e antropologia urbana.
 
Lattes
 
bottom of page